MORRE AOS 78 ANOS, JEFF BECK, UM DOS MAIORES GUITARRISTAS DE TODOS OS TEMPOS.
Ex-guitarrista dos Yardbirds ajudou a definir o som da guitarra no rock. Morreu pacificamente, após contrair Miningite Bacteriana, conforme a família.
O guitarrista inglês morreu nesta terça-feira (10/01/23). Alcançou a fama depois de 1960 quando passou a integrar os Yardbirds, foi considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos.
A família informou que BECK havia contraído Miningite Bacteriana e morreu pacificamente.
Através dos efeitos e distorções da guitarra, o músico fez ponte entre o rock psicodélico, o blues-rock e depois o que se tornaria o heavy metal, Beck ajudou a definir o som do instrumento no rock.
A carreira de JEFF BECK foi composta por vários estilos com Rock, Jazz, Blues, Hard Rock, Funk e até Música Eletrônica.
A revista ROLLING STONES de 2015 o elegeu como o 5o. melhor guitarrista da história.
BECK nasceu em Londres em 1944, GEOFFREY ARNOLD BECK, estudou na escola de artes e ficou conhecido por ser escolhido para substituir ERIC CLAPTON no Yardbirds.
Ele ficou 20 meses no grupo e esteve em apenas um disco, porém participou das gravações de seus maiores sucessos.
Ele foi demitido durante uma turnê nos Estados Unidos por faltar aos compromissos e por problemas de relacionamento com os integrantes do grupo.
Seguiu carreira solo após deixar o Yardbirds, seu primeiro albúm "TRUST" em 1968 e depois com JEFF BECK GROUP, formado inicialmente por ele, Rod Stwart e Ronnie Wood.
Ele direcionou a guitarra do blues para uma direção mais pesada, o que se tornou o Hard Rock, que seu ex-colega JIMMY PAGE do LED ZEPPELIN passou a trilhar.
Ele fez sucesso com o albúm "BLOW BY BLOW" de 1975, produzido por GEORGE MARTIN.
Ganhou 8 prêmios GRAMMY na categoria de melhor performance de Rock Instrumental, entrou para o HALL DA FAMA DO ROCK, em 1992, pelo seu trabalho com o YARDBIRDS e também em 2009 pela sua carreira solo.
Seu último trabalho foi o albúm "18", em julho de 2002, com a colaboração do ator e músico JOHNNY DEPP.